Aprender como conseguir backlinks para seu site é uma das mais antigas e eficazes táticas de SEO.
Se você quiser ter, aprender ou saber mais, recomendo os seguintes recursos:
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Caso queira você mesmo fazer, só ler abaixo.
É também uma das formas mais produtivas de aumentar o tráfego de pesquisa orgânica.
Mas você tem que ser cauteloso sobre como construir backlinks de qualidade.
Os links têm sido uma parte importante de como o Google e outros mecanismos de pesquisa determinam a confiabilidade de um site desde o início.
Eles viam cada link como uma espécie de recomendação, de modo que quanto mais links um site apontasse, mais credibilidade ele teria, e maior seria a classificação nos resultados de pesquisa.
Infelizmente, alguns proprietários de sites e SEOs tentaram “jogar” esse processo de conseguir backlinks adquirindo links por meio de táticas questionáveis.
Desde então, muitas das atualizações do Google têm consistido em antecipar esses esforços suspeitos de criação de links.
Estamos agora em um ponto em que apenas métodos de construção de links “white hat” ou éticos ainda funcionam de maneira confiável.
É basicamente impossível implorar, pedir emprestado, roubar ou comprar backlinks de qualidade, de forma a aumentar os rankings.
Para os proprietários de sites que costumavam confiar em táticas obscuras para conseguir backlinks, isso é uma má notícia.
Mas se você estiver disposto a investir o tempo necessário para conseguir backlinks válidos, ainda é possível aumentar sua credibilidade (e classificações).
É por isso que neste post explicarei algumas maneiras inteligentes de conseguir backlinks legítimos e de alta qualidade que ajudarão a mostrar ao Google e a outros mecanismos de pesquisa que seu site é digno de classificações elevadas.
Mas antes disso, você precisa saber de algumas coisas.
Como os Backlinks são medidos
Diferentes sites são classificados de forma diferente em uma variedade de maneiras quando se trata de reputação, e que, entre outras variáveis, afeta como backlinks são medidos.
Nenhum backlink é criado igualmente.
Eles dependem de uma variedade de fatores de classificação que são, na maior parte, especulados.
1. Força do domínio e Força da Página
A autoridade do site pode ser medida de duas maneiras diferentes:
- A força geral do domínio
- A força da URL
Isso significa que, por exemplo, rodolfosabino.com tem sua própria classificação de autoridade do site como um domínio inteiro, enquanto rodolfosabino.com/blog (ou este post em particular) terá uma autoridade independente conectada ao domínio, mas separada ainda porque é particular a cada página.
2. Links NoFollow e DoFollow
Os backlinks também podem ser medidos por links nofollow e dofollow.
Os links Nofollow existem quando um site é vinculado a outro.
Eles têm a opção de registrar o link como um link “nofollow”, o que significa que os mecanismos de pesquisa não levarão esse link em consideração como um voto de confiança e basicamente não reconhecerão o link como um backlink para o site vinculado.
Os links do Nofollow costumam ser usados ??por websites se estiverem vinculados a uma origem não verificada por qualquer motivo, não quiserem ser associados à página à qual estão vinculados ou, no caso de patrocínios pagos, conforme as diretrizes de publicidade do Google , eles exigem que esses links sejam nofollow.
Os links Dofollow existem quando um site é vinculado a outro e eles querem que os mecanismos de pesquisa considerem esse link como um voto de confiança para o site ao qual eles estão vinculados.
Os links Dofollow são comuns quando sites ou blogs estão vinculados a outros sites ou blogs e não vêem nenhum prejuízo em estar associado a esse site aos olhos do mecanismo de pesquisa.
Nota: Geralmente, a maioria dos links são links DoFollow, a menos que o autor de um site, post ou página decida especificamente fazer um link ou um conjunto de links NoFollow.
Os links NoFollow são identificados adicionando o atributo NoFollow ao código do link.
Por exemplo:
Um link DoFollow será parecido com isto: <a href=”https://rodolfosabino.com”> Rodolfo Sabino </a>
Um link NoFollow vai parecer algo assim: <a href=”https://rodolfosabino.com” rel=”nofollow”> Rodolfo Sabino </a>.
Uma exceção importante a notar: Backlinks que se consegue facilmente de sites / fóruns de auto-postagem e redes sociais (como Facebook, Twitter, Quora ou seções de comentários de blogs) são quase sempre NoFollow.
Bônus: Para ter uma ideia melhor de quais links da Web são DoFollow ou NoFollow, baixe a extensão NoDoFollow para Firefox ou NoFollow for Chrome. Essas extensões do navegador destacarão todos os links e mostrarão quais são DoFollow e quais não são.
3. Local do Link
Acredita-se também que o posicionamento de links tenha um papel na maneira como os mecanismos de pesquisa classificam a autoridade do backlink.
Se um link estiver incluído no contexto do conteúdo escrito na página de um site, acredita-se que os mecanismos de pesquisa enfatizem mais, porque é mais provável que seja relevante para o conteúdo do site e provavelmente será clicado mais do que links que são colocados em outro lugar em uma página da Web, como nos rodapés ou nas barras laterais.
4. Texto Âncora
Que palavras o link está ligando a uma página também é pensado como um indicador para os motores de busca de quão relevante é, e isso é conhecido como texto âncora.
Por exemplo, texto âncora são as palavras onde o link está vinculado.
Para os mecanismos de pesquisa, essas palavras são indicativas de que são relevantes para o conteúdo e que provavelmente serão clicadas.
Como outro exemplo, na seção acima em preto, nós propositadamente vinculamos a um site gratuito e verificador de autoridade da página e, especificamente, escolhemos as palavras que foram ligadas.
O Google e outros mecanismos de pesquisa leem e registram as palavras vinculadas (texto âncora) e essas palavras ajudam os mecanismos de pesquisa a entender melhor o que eles paginam ou o site ao qual você está vinculando e o que deve classificar nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Ao vincular especificamente palavras descritivas, fornecemos a esse site um backlink de qualidade que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender melhor o que são e o que fazem, e ajudamos esse site a estar mais alto para algumas palavras-chave que são importantes para eles e para outras pessoas que os encontram.
5. Relevância do link
Finalmente, a relevância do link também desempenha um papel na determinação da força de um backlink.
Dependendo de vários fatores que os mecanismos de pesquisa estão bem equipados para medir, como texto âncora, outros links externos, palavras-chave, tags H, contexto em torno dos links e muito mais, cada um deles ajuda a determinar se um link é relevante para o conteúdo geral da página e, portanto, se o backlink é relevante ou não.
Os mecanismos de busca enfatizam os sites com autoridade através de backlinks cuidadosamente e medem a relevância dos links de várias maneiras diferentes para garantir que os backlinks sejam autênticos e não spam para incentivar conteúdo bem construído por sites que sejam relevantes e úteis para os pesquisadores eles encontram o que estão procurando.
Os mecanismos de pesquisa recompensam os sites que atendem à demanda com maior domínio e autoridade de URL, além de tráfego orgânico relevante.
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