30 de outubro de 2024
Newsletter

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O E-mail marketing e a newsletter é uma ótima maneira de sua empresa alcançar seus clientes onde quer que eles estejam, sem gastar um montão de dinheiro (algumas vezes até de graça, mas isso fica para outro post).

Se você quiser ter, aprender ou saber mais, recomendo os seguintes recursos:

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Caso queira você mesmo fazer, só ler abaixo sobre como começar uma newsletter.

Porém, usar o E-mail marketing é também uma grande responsabilidade, pois as pessoas não nos dão os seus endereços de e-mail fácilmente, nem para qualquer pessoa.

Você está pensando em começar uma newsletter para  sua empresa? Aqui estão algumas dicas de e-mail marketing que você deve manter em mente.

1 – Torne fácil o processo de inscrição.

A primeira dica de e-mail marketing é bem clara : Coloque um formulário de inscrição em sua página inicial, blog, página no Facebook, e onde quer que os seus clientes e fãs possam estar.

Você pode querer coletar nomes e também dias de aniversários (para uma oferta especial ou presente) ou convidar os seus leitores e clientes a participar de grupos, mas não seja chato colocando vários campos desnecessários.

Formulários de inscrição muito longos podem assustar e afastar as pessoas.

2 – Diga aos seus assinantes o que eles devem esperar.

Se você planeja enviar atualizações da sua empresa, cartas do presidente, emails para vendas do seu comércio eletrônico, promoções diárias, semanais ou dicas, é importante que diga a seus leitores o que eles devem esperar e como devem esperar.

Dê a seus clientes o máximo de informações possível, sobre o seu formulário de inscrição, para que eles possam decidir se eles querem entrar na lista ou não.

3 – Envie um e-mail de boas-vindas.

É sempre simpático e inteligente lembrar as pessoas porque elas estão na sua lista e lembrá-las de que você vende coisas bem legais em sua loja.

Você pode até enviar a seus novos assinantes uma oferta especial ou conteúdos exclusivos, como uma maneira de agradecê-los por sua lealdade.

4 – Projete sua newsletter informativa para combinar com sua marca.

Suas campanhas de e-mail devem corresponder ao que sua marca quer passar.

Se você for usar um modelo, você deve personalizá-lo para incluir as cores e logotipo da sua empresa no cabeçalho.

Se seus e-mails são consistentes com o resto do conteúdo da sua empresa, então os leitores vão se sentir mais familiarizado desde o início.

5 – Divida sua newsletter em partes.

Seus assinantes são pessoas ocupadas, que recebem uma grande quantidade de e-mails, por isso assuma de cara que você não tem sua atenção.

Em vez de um longo texto, quebre o conteúdo em parágrafos curtos ou em partes.

Inclua subtítulos e imagens para ajudar a prender a atenção, e orientar os leitores através de seu e-mail, e torne-o mais fácil de fazer a varredura visual

Adicione também um teaser no topo da sua newsletter para dizer aos assinantes o que você tem na sua loja (produtos e serviços).

Se você estiver enviando um ou mais artigos longos, considere a inserção de um link do tipo “leia mais”, para que as pessoas possam ler tudo quando for conveniente para eles.

Sua linha de assunto deve ser direto ao ponto e fácil de digerir também.

Você pode até querer fazer um teste A/B com o assunto para ver qual deles tem um melhor desempenho.

6 – Envie aos seus assinantes conteúdo que eles querem.

Essa é uma das dicas de e-mail marketing mais importantes.

Serviços de newsletters oferecem recursos como grupos e segmentação, para ajudá-lo a fazer o seu conteúdo relevante para as pessoas que estão lendo isso.

Se você está enviando e-mails diferentes para diferentes grupos (como, por exemplo, uma organização sem fins lucrativos, que pode enviar e-mails separados para voluntários, doadores e do conselho de administração), então você pode pedir às pessoas para clicar e se juntar a um grupo particular no seu formulário de inscrição .

A segmentação permite que você atinja certos assinantes em sua lista sem atribuir-lhes a um certo grupo.

Se sua loja está tendo uma promoção, então você pode enviar uma campanha de e-mail apenas para as pessoas próximas de um determinado código postal particular, porque os assinantes que vivem em outras partes do mundo não precisam de saber sobre essa promoção local.

Você também pode segmentar por atividade, clientes de email, dados de comércio eletrônico, e muito mais.

O envio de conteúdo relevante vai manter seus leitores interessados e engajados, e consumidores engajados aguardam e compartilham sua newsletter com os amigos.

7 – Mantenha um calendário de publicação.

Um boletim regular é um compromisso.

Se você vai passar vários meses sem enviar qualquer coisa, então seus assinantes vão esquecer de você, e estarão mais propensos a eliminar o próximo e-mail, ou pior, marcá-lo como spam.

Arranje tempo para planejar, escrever, cuidar do design e enviar seus boletins regularmente.

8 – Edite.

Mesmo os editores precisam de editores.

Quando você está trabalhando em seu calendário editorial, deixe tempo suficiente para o processo de edição e revisão.

Uma vez que você envie uma campanha, o e-mail vai direto para a caixa de entrada, e você não pode voltar atrás e atualizá-lo.

Newsletters contém conteúdo significativo, e os desleixados refletem negativamente sobre a imagem das empresas que os enviam.

Gramática e estilo são tão importantes para o e-mail marketing, como são para sites e blogs.

9 – Teste.

Essa é outra das dicas de e-mail marketing mais importantes : Diferentes clientes de e-mail e dispositivos móveis exibem e-mails de forma diferente.

Teste sempre antes de enviar.

Envie e-mails de teste para os colegas, ou use um programa de testes para se certificar que seus e-mails vão ficar bem em telas grandes e pequenas.

Testes revelam erros de projeto, antes que seja tarde demais, e programas de teste pode predizer se uma campanha será pego em um filtro de spam ou não.

Você pode até mesmo configurar contas com alguns serviços de e-mail diferentes, para um teste rápido.

Evite enviar uma imagem grande como uma campanha, e previna-se com uma opção de texto simples para cada e-mail.

10 – Pense móvel.

Se uma campanha não aparecer em dispositivos móveis não vai funcionar muito bem.

Tudo o que você enviar deve ser responsivo.

De acordo com alguns estudos, 63 por cento dos americanos e 41 por cento dos europeus fechariam ou excluiriam um e-mail que não é otimizado para dispositivos móveis.

Talvez seja hora de começar a usar um modelo responsivo.